25 SET 2023
AGENDA CULTURAL
CULTURA
Casa da Cultura Nair Mendes Moreira sediou mais uma edição da 17ª Primavera de Museus
O evento contou com o lançamento do e-book “Variações Literárias” e show da banda Pele Cósmica. As atrações foram viabilizadas via edital “Movimenta Cultura”, da Prefeitura de Contagem.

A Casa de Cultura Nair Mendes Moreira - Museu Histórico de Contagem, na última quinta-feira (21/9), recebeu a 17ª Primavera dos Museus de Contagem. Na ocasião, contou com o lançamento do e-book “Variações Literárias” e o show de lançamento do novo álbum da banda Pele Cósmica. Quem esteve presente pôde, ainda, visitar a exposição “Mulher Raiz Forte”, da artista de Contagem Zi Reis. A ação é uma iniciativa criada pelo Ministério do Turismo, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que conta com o apoio e adesão da Prefeitura de Contagem.

O e-book “Variações Literárias” reúne poemas de 10 autores contagenses, que foram contemplados pela primeira edição do Prêmio Movimenta Literatura. Os poetas que compõem o livro são  Maria José, Carola Castro, Mari Freitas, Rafael Barros, Yago Henrique Guedes, Zi Reis, V.R. Diambi, Antônia, Luiz de Andrade e Gabu Fratelli. O e-book está disponível, gratuitamente, no link https://l1nk.dev/w8Di0.

Aniele Leão, superintendente de Políticas Culturais, destacou que “a cultura de Contagem conta com uma série de autores que vêm desenvolvendo obras incríveis no município. “O livro, assim, é uma forma da gente incentivar e mostrar para o contagense que ele tem um lugar para divulgar suas produções, além de ser uma forma de chamar outras pessoas para participarem dos nossos editais”, disse.

Destaque, ainda, para o show de lançamento do álbum homônimo da banda Pele Cósmica. O grupo, que abriu a apresentação do cantor Frejat, traz como essência e propõe resgatar estilos musicais da década de 70, à luz dos movimentos Tropicália e Clube da Esquina, sem deixar de olhar para o futuro. Flavinho, vocalista da banda, lembrou que o lançamento é o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e celebra o apoio que o grupo recebe na cidade. “Às vezes uma banda tem que fazer sucesso em outro lugar para ser reconhecida, e, aqui em Contagem, a Prefeitura tem valorizado muitos artistas locais. Felizmente, a gente tem conseguido alcançar um destaque na nossa cidade”, disse o vocalista. O álbum “Pele Cósmica” conta com sete faixas, e está disponível no link https://l1nk.dev/Oaf5I.

Tanto o e-book “Variações Literárias” quanto o álbum “Pelo Cósmica” foram viabilizados via edital “Movimenta Cultura”, da Prefeitura de Contagem, sendo o livro contemplado no edital do ano de 2021 e o álbum em 2022.

Autor: Augusto Nascimento / Edição: João Cavalcanti